sobre

Porque construir…

construir_valores
Podemos dizer que essa história começa quando o meu marido e eu nos casamos e por questões financeiras optamos por continuar por mais um tempo morando no meu apartamento de solteira…

Com muita perspicácia e sabedoria aprendemos a dividir espaço em um apartamento de 40m2.

A falta de espaço e a vontade de em breve poder aumentar a família, nos impulsionou a começar a juntar uma grana e a sonhar com o apartamento ideal.
Não demorou muito para nos darmos conta de que nosso sonho infelizmente não caberia no nosso bolso. Cada vez mais o que encontramos são apartamentos pequenos com valores nem sempre justos. E os maiores… bom, com nossa realidade financeira atual, jamais conseguiríamos comprar um desses exemplares do tamanho que julgamos necessário.
O meu marido sempre sonhou em morar em uma casa. Espaço, pátio, cachorro, crianças correndo…
Eu passei minha infância/adolescência morando em uma casa, sonhando em morar em um apartamento. Fui morar em um apartamento já adulta e sempre considerei o tipo de moradia ideal, afinal sou uma neurótica por segurança!
Por isso, toda a vez que meu marido falava em morar em um casa eu já dizia que a única hipótese em que eu moraria em uma casa seria se a mesma estivesse em um condomínio seguro. Como 90% dos condomínios existentes na nossa cidade são caríssimos, com casas de luxo e condomínios que consumiriam boa parte da nossa renda, minha condição dava o assunto por encerrado sempre… embora admito, a necessidade de ter mais espaço me fazia ver cada vez mais vantagens em morar em um casa… mesmo achando que nunca faríamos isso.
Eis que um belo dia, conversando com amigos arquitetos descobrimos que com o mesmo valor que gastaríamos comprando um apartamento pequeno, poderíamos construir uma casa do jeitinho que a gente sonha. E nesse momento fomos mordidos pelo bichinho da construção! hehe
E aí começamos a sonhar e imaginar como seria fantástico se conseguíssemos construir nossa própria casa e escapar de vez do padrão “apErtamento”, podendo planejar cada comodo do jeito que consideramos ideal.
Bom, aí a idéia já estava mais do que formada, eu queria construir uma casa, e nada me faria voltar atrás.
A única solução era seguir para a próxima etapa: a incansável busca pelo nosso pedacinho de terra. Um terreno em um condomínio fechado, que coubesse no nosso bolso.
Foi assim que começou a história de construir uma casa.
Poucos meses atrás eu não poderia imaginar que estaria tão apaixonada pela idéia de morar em uma casa.
No próximo post vou contar um pouco da “busca pelo terreno ideal”… essa “simples” etapa já nos trouxe alguns estresses, fico imaginando o que mais estará por vir! Mas o negócio é focar no resultado final, e aí tudo compensa, não é?
E o pessoal que já está construindo ou  já está morando na casa dos sonhos… essa jornada é tão longa quanto dizem?
Um beijo e obrigada pela visita!
Anúncios

16 comentários em “Porque construir…

  1. A jornada tem sido muuiiito longa…até o momento o sobrado que estou construindo já está em 5 meses de construção e tem mais uns 3 meses pela frente. Ainda mais aqui no sul que peguei um período histórico de chuvas :/ Mas tudo superado sem nenhum problema…vamos em frente!

    Ahh..parabéns pelo blog!

    Curtir

      1. Pois é, mas parece ter muuuuuito coisa ainda pra fazer. Mas aprendi que é um dia e uma etapa de cada vez, porque se pensar no final fica muito distante. Então sempre fiquei em terminar uma etapa. Depois, partindo para outra e assim parece mais fácil.
        Ah, e seu blog vou colocar na minha lista de leitura 😉

        Curtir

  2. Oi Bibi , meu sonho quando criança e adolescente, tb era morar em apartamento, morei por 1 ano e meio e não quero morar mais, rsrs…Bem, no meu caso moro em cidade pequena, sem muitos casos de violência, meu terreno é de loteamento, foi uma febre de loteamentos aqui na minha cidade , o meu é super bem localizado e lindooo, vejo verde pra todo lado. Quanto à jornada da construção, ufaaa, a minha está sendo longa, tem mais de quatro anos que tenho meu terreno, passamos uma parte desse tempo juntando dinheiro, ano passado contratamos um engenheiro para fazer a planta da nossa casa , essa etapa até que foi bem tranquila , eu já sabia bem o que queria , o engenheiro só colocou no papel, daí foi mais uma espera, juntamos mais um pouco de dinheiro e fomos procurar um pedreiro, passamos 2 meses esperando pelo pedreiro que queríamos , nossa obra começou no dia 30 de novembro,já estamos nas paredes. Super beijo e boa sorte na jornada. http://www.casacomafeto.blogspot.com.br

    Curtido por 2 pessoas

    1. Oi Lindsay!
      Sabe que eu gosto de apartamento por causa da sensação de segurança… moramos em uma capital e os níveis de violência só crescem mais a cada dia. Por isso que não teria como construir se não fosse em um condomínio.
      A jornada é longa mas acho que tu está fazendo certo… se planejaram anos, juntaram o dinheiro, deu tempo pra tu saber bem o que gostaria na casa, não é? E esperar o pedreiro também vale a pena.. afinal não é sempre que encontramos bons profissionais…
      Mas agora só vai!…cada semana será um novo avanço pra contar pra gente! 😀
      Beijão!! E obrigada pela visita!

      Curtir

  3. Oiii Bibi, acho que foi a melhor decisão que você tomou em escolher um terreno em vez de um apertamento..rs
    Com certeza vai ter vários extress ao longo dessa caminhada, pois se tudo fosse fácil demais não teria graça, então tente encarar de boa, tudo em prol do seu sonho.
    Espero poder acompanhar tudinho daqui. Seja bem vinda a blogosfera!
    Beijos
    http://www.ideiasemcasa.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  4. Olá Bibi, seja bem vinda a esse universo de “construtores”, obrigada pela visita espero você lá mais vezes, vim retribuir e te deixar um pouquinho da minha experiencia.
    A minha começou exatamente no dia 09/06/15 já a 7 meses, porém não esta pronta, apesar de eu já estar com minha família dentro dela, ela ainda não falta muito para se transformar no meu palácio, mas, já é a casa dos meus sonhos(se é que você me entende). Como nós temos uma renda como o da maioria dos brasileiros, vamos aos pouquinhos, mas tenho a mais absoluta certeza que vamos chegar onde queremos.
    Eu amei você dizer “nesse momento fomos mordidos pelo bichinho da construção”, porque é exatamente como me sinto. Estou vivendo esse momento e amando, por mais que nem tudo é tão lindo assim, existe muitos estresses e lágrimas também, mas vale muito a pena.
    Vou estar sempre por aqui e aguardo você lá em casa!

    Bjs!

    http://tedescoegomes.blogspot.com.br/

    Curtir

    1. Débora, mas 7 meses é bem rápido!
      Mesmo não estando pronta é bom já poder aproveitar… eu não sei se poderemos esperar também a conclusão da obra… quem dirá será o $$ hehe…
      Volte sempre para acompanhar minha saga, e podes contar com minha visita constante!!
      Beijos!

      Curtir

  5. Olá Bibi, tudo bem? Adorei seu relato ! Eu também quando mais nova , antes de casar e ter filhos sonhava em comprar um apartamento, até o dia que assim como vcs saímos para conhecer alguns , então veio a decepção , os que gostamos estava fora de alcance $$$ e os que cabiam no bolso …realmente cabiam no bolso kkkk , o jeito foi mudar de idéia , compramos um terreno e estamos a dois anos construindo com recursos próprios (por isso a demora ) , boa sorte pra vcs bjinhos http://maosaobraconstrucao.blogspot.com.br

    Curtir

    1. Oi Lucia!!
      Realmente construir totalmente com recursos próprios pode demorar mais, mas o importante é que vocês estão indo passo a passo, sem apertos nem contra tempos… no final vai ser ótimo, uma casa prontinha e zero dívidas!!
      Obrigada e boa sorte pra vc tb!!
      Beijooo!

      Curtir

  6. Oi Bibi! Adorei conhecer seu blog! Olha, sei q não é fácil quando precisamos tomar esta decisão sobre comprar pronto ou construir. Eu também sempre quis casa pois cresci numa casa e era o que eu adorava principalmente porque amo cachorro. Pois bem, compramos a tão sonhada casa, foi difícil achar uma que coubesse no orçamento e no início até pensamos em construir mas os terrenos aqui (Floripa) são muito caros. Achamos uma casa um pouco mais afastada do centro mas de tamanho ótimo, com um pátio amplo. Também tenho um pouco de medo da insegurança que vivemos, por isto nossa casa tem alarme, cerca elétrica, vigilante…. mas, mesmo assim dá medo. Dizem q dá dor de cabeça, q muita coisa não sei como a gente espera, q tem atrasos… mas, se no final ficar do jeito q vcs querem, é o q importa 🙂 E o bom de construir é ir fazendo aos poucos, de acordo com o q vcs podem pagar…. Bjos e vou continuar acompanhando tudo!

    http://www.vidaloucadecasada.com.br

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Rê!
      Como é triste essa insegurança do nosso país, não é?
      Mesmo nossa casa sendo construida dentro de um condomínio, com portaria 24h, cerca elétrica etc, sei que não vou fugir de ter alarmes e outros itens de segurança na minha casa. Faz parte e temos que conviver com isso.
      O bom de construir é poder ir aos poucos e fazer do jeito que queremos, mesmo… pena que demooora!
      Ahhh, eu AMO Floripa! Vc mora no paraíso! 😀
      Beijão!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s