Terreno

Cuidados na escolha do terreno

lawn-768316_1920

Olá pessoal! Como estão?
Com as obras a mil? Espero que sim! 😀

Hoje resolvi falar um pouquinho sobre todos os itens que devemos considerar antes de comprar nosso terreno, e que também vale para casas prontas e apartamentos.
Acho importante compartilhar estas informações pois quando começamos nossas buscas eu não tinha noção de todos os itens que deveríamos avaliar.
Ok, ainda não sou uma “expert” no assunto, mas acho interessante compartilhar com quem está procurando ou pensando em comprar, pois muitas vezes não nos damos conta de coisas simples mas que pode ser um problema depois.

Algumas dicas também são válidas para comprar de imóveis já construídos.
É possível que exista muita mais itens importante que não lembrei ou não considerei na minha própria compra, mas sintam-se a vontade para colaborar nos comentários.
Todo mundo diz que quando vamos procurar um imóvel buscamos:
TAMANHO X LOCALIZAÇÃO X PREÇO.

Também dizem que é impossível satisfazer as 3 opções. Vamos encontrar um imóvel grande e bem localizado, mas por um valor alto. Um imóvel barato e bem localizado porém pequeno, ou um imóvel barato e grande mas em uma localização mais distante. Logo devemos escolher qual delas estamos dispostos a abrir mão.

VALOR

Este item dispensa longas explicações mas deve ser citado mesmo assim.
É muito importante avaliar primeiro o quanto desejamos gastar, e também uma margem de valor máximo a ser investido para o caso de não encontrarmos nada no valor exato ou inferior ao que procuramos.
É preciso considerar também o valor que será gasto com possíveis reformas, no caso de imóveis prontos e ajustes no terreno nos casos de construção. As vezes um imóvel um pouco mais caro que não necessita reformas acaba se tornando mais barato do que aquele que teremos que gastar tempo e dinheiro com reformas.
Tenha em mente também todos os gastos com documentação e impostos para comprar um imóvel, tenha conhecimento do quanto irá custas para não ser pego desprevenido e com o bolso vazio!

LOCALIZAÇÃO

Tendo conhecimento do seu orçamento é a hora de escolher quais os lugares você gostaria de morar e começar as buscas por eles. Quando possível vale a pena estar aberto a considerar novas possibilidades, as vezes podemos não considerar alguma região da cidade apenas por desconhecimento dela.
No nosso caso, condomínios de casas com terrenos disponíveis para construção era uma busca bem restrita. Então optamos por buscar todas as possibilidades sem filtro por localização, e depois considerar cada uma delas.
Na nossa escolha avaliamos a distância dos condomínios com o nosso trabalho, que é nosso único deslocamento fixo diário.
É importante avaliar se a infraestrutura oferecida no local serve para você, se você necessita utilizar transporte público, se precisa ir a pé ao supermercado ou farmácia por exemplo, é preciso observar se a região é bem servida nesses pontos.
Se você tem filhos também precisa considerar a distância da escola, do curso de inglês etc, ou como disse acima, a facilidade de acessar esses locais com transporte público.

TAMANHO

Esse ponto é totalmente óbvio, mas apenas para registar: Tratando-se tanto de terreno quanto imóveis prontos é importantíssimo avaliar o tamanho.
Avalie se o tamanho atenderá as suas necessidades e da sua família. Afinal o investimento é muito alto para que em pouco tempo você sinta que o imóvel não serve mais para você.

ÁREA EDIFICÁVEL

Este é um detalhe que não havia passado pela minha cabeça ainda, até nossa primeira busca frustrada!
Quando estávamos olhando terrenos em sites, todos os tamanhos pareciam ótimos! Até que analisando planta baixa dos empreendimentos nos demos conta que a área edificável geralmente não corresponde a totalidade do terreno.
Para terrenos que não estão dentro de condomínios, é preciso observar o Plano Diretor do seu município, que apresentará todas as normas para a construção da sua casa.

Para terrenos em condomínios é preciso observar todos os recuos obrigatórios determinados pela convenção do condomínio. Geralmente são obrigatórios na frente do terreno para que as casas não sejam construídas muito próximas a calçada, nos fundos e em alguns casos nas laterais. Embora se perca alguns metros do terreno para construção, essas regras são boas pois permitem que as casas tenham uma boa iluminação, circulação de ar e o condomínio fique bonito.
A área ainda será sua, obviamente. Você não poderá construir paredes, salões de festa, churrasqueiras etc nessas áreas, mas ainda terá uma área verde bacana e um bom jardim.

Não só os recuos, deve-se cuidar as demais normas de construção do condomínio!
Existem condomínios de alto padrão que vendem terrenos por preços bem atrativos e na hora de construir você deve seguir o padrão por eles determinado, e a casa acaba custando um valor pelo qual você não pode pagar.
Deve ser observado também se há limites de altura para a construção. Eu acho importante quando existe algum limite pois assim evita que o vizinho construa um “prédio” enorme do seu lado e tape todo o sol que você teria.
Então é importante observar todas as normas. A existência ou ausência de algumas delas podem se tornar uma dor de cabeça no futuro.

CARACTERÍSTICAS DO TERRENO

Observe se o terreno que você quer comprar possuí árvores na área que deseja construir. Caso seja necessário removê-las é importante ter em mente que gerará trabalho, custos e incomodação muitas vezes.
Primeiramente, você precisará solicitar a prefeitura da sua cidade a remoção da árvore. Para o caso de árvores exóticas é preciso apenas uma autorização para remove-la (por um profissional, claro). Se forem árvores nativas você deverá plantar um determinado número de mudas para compensar esta remoção.
Então considere o custo com remoção, compra de mudas e em caso a prefeitura da sua cidade exija, um projeto assinado por um biólogo ou engenheiro.
O procedimento deve variar entre cada Prefeitura, então informe-se o quanto antes. Segundo nosso arquiteto informou nessa semana, a solicitação para remover árvores (temos uma no nosso terreno que derá sair, infelizmente.) é encaminhado junto com o projeto que deve ser aprovado na Prefeitura. Achei ótimo por que facilita bastante!

Cuide também os aclives/declives do terreno que deseja comprar. Se o terreno não for plano você terá que considerar também o custo de uma terraplenajem, ou considerar essas características na hora de desenhar o projeto de sua casa.


Bom pessoal, essas são algumas das coisas que devemos avaliar antes de escolhermos o nosso terreno perfeito.
Cada uma dessas características influenciam financeiramente, seja tornando o terreno mais caro no momento da compra como gerando mais custos no momento da obra. Então, esteja atento a cada detalhe e considere todos os custos no valor final do terreno para que esses gastos extras não acabem por inviabilizar o andamento da sua construção.
Se quiser se sentir mais seguro, vale convidar algum Engenheiro, Arquiteto, ou alguém com mais conhecimento do assunto, para analisar as opções de terreno com você garantindo assim uma boa compra.
Eu sei que é muito difícil, pelo menos para mim, não me deixar levar pela emoção nessas horas. Mas tendo em mente tudo o que é preciso analisar fica mais fácil manter os pés no chão.
Observar todos esses detalhes pode ser muito cansativo, mas no final das contas nos dá segurança de que estamos fazendo uma boa escolha.

Um beijo e até a próxima!

Anúncios

6 comentários em “Cuidados na escolha do terreno

  1. Oiii Bibi, você me abriu os olhos para várias questões que ainda não havia pensado. Eu estou procurando terreno também e agora vou levar muito em consideração essas dicas.
    Interessante quantas coisas aprendemos quando começamos a pesquisar essas coisas.
    Beijos

    Curtido por 2 pessoas

    1. Oi Livia!
      Fico muito feliz em saber que ajudei de alguma forma.
      Espero que essas dicas sem úteis na hora da tua escolha… Talvez existam mais pontos que precisam de avaliação no momento de uma compra, mas acredito que esses já são um bom ponto de partida para fazer uma boa escolha!
      E depois de escolhido ainda tem toda a questão de documentação e burocracia! Cansativo! hehe
      Vou escrever sobre isso em breve!
      Um beijo e boa sorte na busca!

      Curtir

  2. Bibi…passei por tudo isso é bem assim mesmo. Você está certíssima.
    Terreno as vezes é barato mas é longe e vai custar combustível; terreno caro mas tipo de solo é seco e alto que não vai custar tanto com fundações e estacas profundas; terreno barato mas área de edificação insuficiente, terreno bem localizado mas com taxas de lixo e ipu salgadas….credo! São muitas variáveis e teu post é muito útil para depreender que preço e localização não são tudo! http://construindoumsobrado.wordpress.com/

    Curtido por 1 pessoa

    1. Se a escolha de um terreno ou imóvel pronto se resumisse apenas ao preço, seria tão mais fácil né? hehe
      Sem contar que imóvel pronto ainda temos que analisar o disposição e tamanho dos cômodos, luz solar… nossa, muito coisa!
      Pelo menos agora com o terreno escolhido temos a vantagem de montar tudo do jeitinho que queremos!!! hehe

      Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Cris!
      Teve muita sorte mesmo em conseguir unir os 3 pontos. Como moro em uma capital, por aqui fica mais complicado unir tudo.
      Mas no fim acredito que fizemos uma ótima escolha!
      Obrigada pela visita!
      Beijão!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s