Diversos · status da obra

Chá de Sumiço!

Olá vizinhos!
Sei que desapareci por completo daqui do blog, e do blog de vocês mas só hoje consegui vir aqui prestar “esclarecimentos”.
Primeiro, vamos falar sobre a futura obra:
Concluímos a primeira parte do projeto (o qual estou devendo fotos), e encaminhamos para a prefeitura. A previsão é que demore mais ou menos uns 12 meses até termos o retorno sobre a aprovação.
Precisamos fazer o projeto estrutural para dar segmento a outras etapas como orçamentação, por exemplo. Mas acabamos nos enrolando e o engenheiro que escolhemos para fazer este projeto não estava no Brasil no último mês. Então a previsão é que nesta semana ou na próxima a gente  consiga conversar com ele pessoalmente e definir os detalhes do projeto estrutural.
Esses dois fatores nos “forçaram” a dar uma parada nas coisas.
Por outro lado, estamos apreensivos com toda situação econômica do nosso País.
Como nesse momento tempos que esperar a aprovação e não poderíamos fazer nada de qualquer forma, estamos focando no lado financeiro. Em economizar, fazer previsões, pesquisar sobre financiamentos etc.  E fomos pegos de surpresa com o aumento de juros nos últimos meses.
Meu marido começou a fazer cálculos e projeções e ficou totalmente inclinado a iniciar um “plano B”, que seria adiar o inicio da nossa obra (que deveria ser em 2017) por uns 2 anos. Como temos uma certa pressa em morar em um lugar maior para podermos aumentar a nossa família, teríamos que partir inicialmente para o aluguel de um aparamento maior e durante esse tempo seguir economizando (um pouco menos, claro), para que daqui uns 2 ou 3 anos a gente consiga financiar um valor menor, não tendo que ficar pagando juros altos por mais ou menos 35 anos (que seria o nosso cenário hoje).
Bom, nem preciso dizer que a perspectiva de adiar o inicio minha obra sonhada me desanimou bastante. Mas temos que ser racionais e talvez iniciar a obra com o orçamento tão esticado,  e depois pagarmos umas 2 casas a mais de juros para o banco não seja o cenário ideal.
Mas estou tentando analisar bem os dois lados  e esperando também para ver como estará a situação no momento em que nosso projeto for aprovado.
Como muitas coisas no financiamento de obras é obscuro para nós (e muitas vezes nem os gerentes da Caixa sabem explicar), muita coisa pode mudar. O cenário pode se tornar mais favorável a medida que formos tendo respostas.
Aproveito para perguntar: Alguém da vizinhança financiou sua obra pela Caixa? Adoraria trocar algumas ideias e tentar sanar minhas dúvidas com quem viu na prática como funciona.
Essa reviravolta toda me desanimou e com certeza contribuiu para o meu desaparecimento. Estava evitando pensar e ler sobre o assunto.
Mas um dos fatores mais importantes para meu desaparecimento foi sem dúvida, o trabalho! Tive semanas turbulentas nos últimos tempos. E como tenho vontade de ter filhos em breve, resolvi colocar alguns planos profissionais em prática. Planos que sei que não vou dar prioridade quando tiver filhos para cuidar.
Então tenho usado muitas das minhas horas vagas com estudos
Mas estou torcendo para ter em breve muitas coisas para contar!
Andei espiando as casas dos vizinhos e fiquei muito feliz como as coisas mudaram!!! Muita gente com a casa na reta final!
Lindo de ver!!
Agora vou com calma visitar todos vocês!!
Beijão!!
Anúncios

13 comentários em “Chá de Sumiço!

  1. Vizinha, que bom que voltou a Blogosfera!
    Eu e minha noiva, antes de começarmos a construir essa casa agora, adiamos por 2 anos o início da obra para ajustar e planejar nosso orçamento ao nosso sonho. Parecia muito tempo e uma distância absurda…e agora estamos com a casa pronta. É assim mesmo, quem não planeja, planeja o fracasso. Graças a Deus, estamos com tudo em ordem.

    Nós financiamos pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul e não tenho conhecimento sobre os tramites da CEF. Desejo sucesso, saúde e paz de espírito para você e toda sua família…ah…vou estar sempre aqui lendo as novidades 🙂 Abração

    https://construindoumsobrado.wordpress.com/

    Curtir

    1. Oi Alan!
      Pois então, realmente acho que é importantíssimo planejar. Refleti muito nos últimos dias e vi que não adianta nos precipitarmos e acabarmos com uma dívida gigante, ou então com uma casa com menos coisas do que queremos só por que o dinheiro não deu.
      No fim é preciso ter calma, e o tempo passa tão rápido né? Logo logo já teremos condições de fazer tudo do jeitinho certo.
      Abraços!

      Curtir

    1. Oi Josi!
      Obrigada pela visita!
      Com certeza você irá construir a tua casa também…
      Eu já tinha visto esse blog e ele é realmente muito bom. Fazia tempo que tinha lido então foi ótima a tua lembrança, voltei lá e reli o post sobre o financiamento e entendi coisas que não havia captado na primeira leitura, meses atrás!
      Obrigada!!
      Beijos!

      Curtir

  2. Oi vizinha, sou nova por aqui, e criei um blog para compartilhar experiências e duvidas…
    http://osobradodaana.blogspot.com.br/
    Bom a minha experiência com relação a casa foi… mesmo que demore um pouco, economizar, claro que cada caso é um caso, e devemos analisar isso muito bem, pq eu e meu noivo não estávamos com tanto pressa, e decidimos esperar para economizar, economizamos mais ou menos uns 2 anos, para dar inicio a obra, confesso que sou meio impaciente e sofri um pouco, mas faz parte.
    Vou te acompanhar. Bjs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Ana! Obrigada pela visita!
      É, eu estou convencida que esperar um pouco e economizar, é melhor. Sei que esperar é difícil, mas também sei que eu ficaria muito mais frustrada em ter que atrasar a obra por falta de grana.
      No fim tudo da certo né?
      Bjos!

      Curtir

  3. Olá, eu acompanho vário blogs como leitora, não tenho nenhum, mas minha experiencia com construção terminou a 6 meses. Peguei o financiamento da CEF e durante a obra correu tudo bem. os tramites até assinatura do contrato é um pouco demorado devido às exigências de documentos (projeto aprovado na Prefeitura, alvará de construção, orçamento detalhado, certidões). O que mais levou tempo foi a aprovação do projeto na prefeitura depois disso dei entrada na CEF, a aprovação do crédito foi muito rápido . Estando com a documentação correta e em dia, o tramite na CEF é bem rápido.

    Curtir

    1. Oi Marcilene!
      Obrigada pela visita e por compartilhar tua experiência!
      Sabe que a aprovação do projeto junto a prefeitura é algo que demora bastante aqui na minha cidade… pode levar até 14 meses!
      Então já percebi que preciso relaxar e deixar as coisas acontecerem no tempo certo.
      Que bom que você já terminou sua construção! Parabéns!!
      Beijão e volte sempre!

      Curtir

  4. Oii Bibi, que pena hein? Mais eu também concordo com vocês, ser racionais nesse momento é fundamental, se deixar a ansiedade falar, acabamos fazendo mal negócio.
    Sobre as experiencias com financiamento de obra nunca tive, mais ó, o que aprender, vem dividir com a gente.
    Beijos
    http://www.ideiasemcasa.com.br

    Curtir

  5. Oie querida!!
    Olha posso ser sincera? Há uma linha tênue quando se trata de construir por financiamento. Por um lado, você estará pagando por algo que é seu, apesar da casa está saindo pelo dobro do preço. Por outro lado, vocês realmente estarão enfrentando juros abusivos e pagando por duas casas. Sem contar na burocracia que algumas vezes se enfrenta com a CEF.
    Nós fizemos pela Caixa, mas nós fomos até um correspondente da caixa, que trabalhava dentro de uma Imobiliária, e ao invés, de ficarmos enfrentando sempre o Banco, nós íamos direto na Imobiliária. Tudo saiu com cerca de 5 pra 6 meses. Pra dar início a obra.
    Temos que começar com recurso próprio. Meu marido teve que adiantar um dinheiro para a construtora, e só depois que constrói os 30% com uma semana, se estiver tudo certo, vocês recebem o dinheiro de volta. Cai direto na conta corrente de vocês (criada especialmente para essa finalidade), eles também te obrigam a ter cartão de crédito, cheque especial e fazer um tal de seguro (já ouvi falar que esse último é ilegal), mas cabe as vocês aceitarem ou não.
    Agora deixa eu falar do outro lado da linha de pensamento. Construir gasta! E muito! Por mais que vocês falam que vão usar só o dinheiro do financiamento, no percurso da obra, vocês acabam gastando bem a mais. Muitas vezes temos que fazer cortes nos gastos, e ainda assim, sai do controle que o casal planejou (daí que muitas pessoas acabam se endividando com a obra flor).
    Durante a obra, vão surgir, acreditem, tantos imprevistos, que vocês por não quererem parar a obra, vão pegar dinheiro de onde não tem pra cobrir os imprevistos! Aqui em casa aconteceu com o muro. Compramos o terreno todo murado (daí pensamos, que ótimo, não vamos gastar com muro, apenas a fachada…ah engano nosso!!). O vizinho do lado direito, um senhor ranzinza dono de dois terrenos, implicou com a gente, pediu pra fazermos um muro pareado com o dele, porque ele não queria deixar a gente subir a três fileiras de tijolos em cima do muro dele. Pra resumir a história, nesta brincadeira, gastamos oito mil a mais (e sem poder). E depois tivemos outra surpresa, o aterro começou a querer trincar o resto dos muros, tivemos que fazer um reforço em toda a extensão do muro. Mais gastos!!
    Amiga, as vezes compensa sim, esperar esses dois à três anos (poupando é claro) para quando vocês forem construir, estarem financeiramente preparados para a construção.
    Morar de aluguel não é fácil, mas ter dívidas é muito pior!
    Espero que vocês consigam alcançar os objetivos de vocês, e que sejam muitos felizes!!
    Boa sorte!
    Beijão

    .

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s